Uma clínica de medicina diagnóstica do interior do Estado de São Paulo contatou a TGINN para assessorá-la no processo de reestruturação com o objetivo de melhorar sua margem de lucro, seus controles financeiros e gerenciais e aumentar o valor da empresa tendo em vista uma possível transação de venda para um grupo econômico da área da saúde.
Situação identificada no diagnóstico:
- Ausência de controles financeiros confiáveis;
- Ausência de indicadores de margem de contribuição por exame e/ou procedimento;
- Ausência de indicadores de produtividade por funcionário;
- Sistema de custeio desatualizado e equivocado;
- Ausência de rotinas e procedimentos de suprimentos e definição de estoque x giro;
- Controles ineficientes de previsão de fluxo de caixa, prazos e rotinas para recebimento das operadoras de saúde.
Planos de ação elaborados e executados:
- Dimensionamento e implementação de estoque mínimo;
- Criação de métricas de desempenho por funcionário;
- Análise de margem de contribuição por procedimento e por médico;
- Estabelecimento de ferramenta de gestão do fluxo de caixa;
- Redefinição de mix e campanhas de serviços com foco em margem e lucratividade;
- Revisão de métodos de custeio e provisões.
- Elaboração de procedimentos e processos de cobrança de operadoras e clientes.
Resultados obtidos:
- Melhoria do fluxo de caixa e redução do contas a receber com base no estabelecimento de controles e procedimentos de cobrança das operadoras;
- Melhoria de 25% do EBITDA (Lucro operacional), com base nas campanhas de serviços com maior margem e reativação de procedimentos com equipamentos que estavam parados;
- Redução média de 20% nas compras de insumos com base em estabelecimento de políticas e procedimentos de suprimentos;
- Acompanhamento diário de metas de serviços e faturamento.
Essas medidas contribuíram de maneira significativa tanto para a redução dos custos, quanto para o aumento das receitas, melhorando os resultados do cliente da TGINN como um todo.